top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarla Miranda

Os imprevistos, são previstos.

Atualizado: 28 de mai. de 2020

Você tem alguma dúvida de que imprevistos, são previstos?


Recentemente eu fiz uma enquete nas minhas redes sociais, onde eu perguntava as pessoas se elas dedicavam algum tempo à liberdade financeira delas, a maior parte respondeu que sim, se dedicavam a isso, porém, grande parte passou por essa pergunta sem responder, eu faço ideia do motivo.


Eu encontrei uma definição bem legal para simplificar o que significa liberdade financeira “É quando você é livre para escolher o que fazer com o seu dinheiro, é ter liberdade de escolha: sua renda é suficiente para cobrir os seus gastos e, principalmente, para realizar aquilo que traz alegria, bem-estar e felicidade para sua vida”.


Ou seja, é encontrar um ponto de equilíbrio de despreocupação, é quando você escolhe trabalhar porque quer não porque precisa. De tempos em tempos vivemos crises diversas algumas regionais, outras mundiais, porém a única certeza que temos é que tudo é um ciclo, assim como a vida, as estações do ano. Logo em algum momento elas irão reaparecer, e nesse momento milhares de pessoas “são pegas de surpresa”, entre aspas porque sabemos que cedo ou tarde isso irá acontecer, por isso fazemos seguro no carro, poupança, plano de saúde, as pessoas que dedicaram tempo do seu passado e presente para planejar o seu futuro também passaram por essa crise, só que essas sentiram uma marola e não um tsunami.


Essas que sentiram o tsunami de uma crise dedicaram seu tempo passado e presente, a bens de consumo, desperdiçou seu tempo com coisas voláteis, não essenciais, uma das frases de um grande bilionário muito conhecido pelo mercado financeiro Waren Buffett diz “Se você comprar coisas que não precisa, em breve terá que vender coisas que precisa”, a minha análise dessa frase é, se você gasta boa parte do seu dinheiro com bens de consumo ou coisas supérfluas ao invés de poupar/investir seu dinheiro para os momentos futuros, quando uma próxima crise aparecer você precisará vender, seu carro, sua casa, sua empresa diminuir seu padrão de vida para sobreviver às tempestades, e diminuir um padrão de vida para sobreviver não é um problema agora se você tiver consciência disso, é um problema depois quando vê todo seu tempo e dedicação escoarem pelo ralo.


A internet é uma arma poderosa, nós podemos usa-la para se divertir, se relacionar, derrubar um governo, discutir, ou aproveitar uma gama incrível de pessoas produtoras de conteúdo gratuito para se planejar e estudar, aquela pergunta que em geral são feitas em entrevista de emprego “como você se vê daqui a 10 anos?”, pega muita gente de surpresa, mas eu te pergunto como você se vê daqui a 20 ou 30 anos? Você pretende realmente deixar essa decisão para os governantes tomarem? Para os seus filhos se você os tiver? Ou pretende assumir agora a responsabilidade sobre a sua vida?.


Quando um conteúdo uma reflexão como essa é lançada é comum ver respostas como, “eu não sei nem se estarei vivo amanhã!”, como se esse pensamento negligente fosse uma resposta plausível para uma vida de dificuldades que te aguarda no futuro, onde provavelmente você descobrirá que depois de certa idade você será visto como ultrapassado para sua função. Ter uma vida tranquila e confortável em um futuro nem tão distante assim é uma decisão que você toma hoje, assim como decidir como será seu estilo de vida não apenas financeiro, mas emocional e físico (saúde).


Não negligencie sua história, seja dono do seu destino, tome hoje as rédeas da situação, em um estudo feito com pessoas ao leito de morte foi descoberto que o maior arrependimento deles foi não ter cuidado da saúde em quanto podia, e aos aposentados a resposta foi não ter planejado que esse momento chegaria, contar com a sorte não é a melhor opção, cuide da sua saúde emocional, física e financeira, a vida precisa de equilíbrio para manter-se em movimento.


E então eu afirmo os imprevistos, são previstos! Quem será você na próxima crise? O que chora, ou o que vende o lenço?.


Fez sentido pra você? clika no coração e compartilha para que esse conhecimento possa chegar a mais pessoas.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page